O que é Bioimpedância (BIA)... E porque você precisa?
A análise biológica por impedância elétrica é um método de avaliação da composição corporal que objetiva medir a massa de gordura do corpo em relação à sua massa sem gordura ou massa magra (água, eletrólitos, ossos, cartilagens, ligamentos etc.).
Esta avaliação é uma ferramenta que ajuda no controle da diminuição dos riscos inerentes ao desequilíbrio da relação entre massa gorda e massa magra.
As pesquisas demonstram que a composição corporal está diretamente relacionada com a saúde. O equilíbrio normal da gordura está associado à saúde e longevidade; seu desequilíbrio, uma alteração anormal da composição corporal, pode aumentar os riscos de doenças cardiovasculares e diabetes. O exame de bioimpedância detecta precocemente o desequilíbrio da composição corporal permitindo uma precoce intervenção e serve como instrumento de avaliação do desenvolvimento das condições de saúde.
Com os resultados do exame de bioimpedância pode-se recomendar um plano personalizado de dieta para apoio do bem estar nutricional.
O exame de bioimpedância consiste basicamente na medida da resistência elétrica do corpo à passagem de uma corrente alternada de 800 micro-ampères de intensidade e 50.000 Hz de freqüência. De uma maneira simplificada, impedância elétrica é a resistência de um corpo físico à passagem de uma corrente alternada.
Bioimpedância, portanto é a resistência elétrica de um determinado corpo biológico: a bioresistencia elétrica.
O corpo humano é representado por um cilindro de determinado volume e composto por resistores e capacitores. Ao se fazer passar uma corrente alternada nesta estrutura, parte da mesma, atravessando os circuitos resistores perde-se em forma de calor e outra parte fica armazenada nos capacitores.
No corpo humano os circuitos resistores são representados pelos eletrólitos dissolvidos na água corporal e os capacitores pelas paredes celulares formadas por dupla camada de lipoproteínas.
Os valores da Resistência e Reatância são expressos em Ohms.
Estes valores da resistência elétrica da corrente alternada são os elementos base das fórmulas matemáticas de cálculo da composição corporal.
A corrente elétrica passa onde existe água e eletrólitos e avaliação da composição é calculada do ambiente onde existe água. As fórmulas embutidas do equipamento determinam a quantidade total de água, a água intra e extracelular, a massa celular e a massa extracelular. A quantidade de gordura é calculada por exclusão do peso total. A corrente elétrica não circula na massa de gordura.
Para uma avaliação mais acurada é conveniente alguns cuidados prévios:
a) Não alimentar-se nas 4 horas que antecedem o teste;
b) Não fazer exercícios nas 4 horas que antecedem o teste;
c) Não consumir bebidas alcoólicas por um periodo de 24 horas antes do teste;
d) Beber um copo de água uma hora antes do teste;
e) Não tomar café no dia do teste
O exame é realizado em decúbito dorsal e utiliza-se apenas o dorso da mão e do pé direito onde são colocados dois eletrodos adesivos em cada região para dipolo do circuito elétrico.
Após a colocação dos eletrodos, os dados que farão para do cálculo matemático são introduzidos no equipamento: peso, idade, altura e sexo.
É um exame muito rápido e totalmente indolor.
Nenhum comentário :
Postar um comentário